Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2006 - 04h20

EUA estariam planejando ataque contra Irã, diz "New Yorker"

Publicidade

da Ansa, em Teerã e Nova York

O governo norte-americano está preparando uma série de ataques contra as instalações nucleares iranianas de Natanz com o uso de armas nucleares, escreveu hoje a revista "New Yorker". Uma equipe de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) iniciou hoje uma visita ao Irã.

Até segunda-feira chegará em Teerã o diretor-geral da AIEA, Mohammed el Baradei, para "esclarecer" o que o organismo espera das autoridades iranianas.

Segundo a publicação, que cita um ex-responsável dos serviços secretos, o presidente George Bush e outros funcionários da Casa Branca consideram o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, como um potencial Adolf Hitler.

"Este é o nome que utilizam", disse o artigo escrito pelo jornalista Seymour Hersh e que sairá na edição de segunda-feira.

"A Casa Branca acredita que a única maneira de resolver o problema é mudar a estrutura de poder no Irã, e isso significa guerra", disse à revista um conselheiro do Pentágono que manteve o anonimato.

O ex-responsável dos serviços secretos descreve os preparativos como "enormes, febris e operativos". Um ex-responsável de Defesa afirmou que os preparativos militares estão fundamentados sobre a idéia de que "bombardeios constantes no Irã humilhariam a liderança religiosa e levariam a população a se rebelar e derrubar o governo", escreveu a "New Yorker".

Nas últimas semanas, Bush manteve uma série de reuniões com senadores e membros da Câmara de representantes para explorar as opções em torno do Irã.

Washington acusa Teerã de desenvolver seu programa nuclear com fins militares, mas o Irã nega a acusação e sustenta que seus objetivos são civis.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página