Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 11h41

Moscou fará novos testes de míssil para submarinos nucleares

Publicidade

da Efe, em Moscou

Autoridades russas informaram nesta terça-feira que serão realizados novos lançamentos de teste dos mísseis balísticos intercontinentais Bulava para a nova frota de submarinos atômicos de última geração.

"Nos próximos dois meses será realizado o quinto lançamento de teste de um Bulava, em condições mais difíceis que as anteriores", disse o vice-ministro de Defesa da Rússia, general Alexei Moskovski, à agência Itar-Tass.

Segundo Moskovski, os testes anteriores permitiram comprovar as características técnicas do míssil, as melhores do arsenal nuclear russo para submarinos atômicos.

Os mísseis Bulava --do tipo SS-NX-30 na classificação da Otan), de três fases e combustível sólido, serão utilizados nos futuros submarinos nucleares de quarta geração, classificados por Moscou como projeto 955, classe Borey.

Nos testes, os mísseis Bulava foram colocados no submarino atômico Dmitri Donskoi, enquanto as diferentes fases de construção de Yuri Dolgoruki, Alexandr Nevski e Vladimir Monomaj avançam nos estaleiros.

Fabricados pelo Instituto de Tecnologia Térmica de Moscou, os Bulava têm um alcance de 8.000 quilômetros e cada um pode levar até dez ogivas nucleares.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre testes com mísseis
  • Leia o que já foi publicado sobre a Rússia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página