Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2006 - 14h00

Áudio atribuído ao Taleban diz que grupo domina parte do Afeganistão

Publicidade

da Efe, em Islamabad

Uma gravação atribuída ao mulá Omar, líder máximo do Taleban, afirma que os rebeldes afegãos controlam parte do Afeganistão, segundo registro transmitido neste domingo pela rede paquistanesa GEO TV.

A emissora reproduziu uma gravação supostamente protagonizada pelo líder máximo dos talebans afegãos, cujo paradeiro é desconhecido desde a queda do regime ultra-integrista, no final de 2001.

Na mensagem, o líder afegão afirma que a coalizão militar dirigida pelos Estados Unidos e as autoridades afegãs "não podem resolver o problema do Afeganistão".

De forma recorrente, os meios de comunicação paquistaneses transmitem gravações e comunicados supostamente atribuídos ao mulá Omar, cuja autenticidade nunca foi totalmente comprovada.

No último dia 9, uma declaração atribuída ao mulá Omar afirmava que a morte do líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, não debilitará "a resistência contra as forças dos cruzados".

Desde a queda do regime Taleban, o mulá Omar está foragido. Os EUA ofereceram uma recompensa de US$ 10 milhões por ele.

Acredita-se que o mulá Omar esteja refugiado em algum lugar da fronteira montanhosa entre Afeganistão e Paquistão, da mesma forma que o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, por quem Washington oferece uma recompensa de US$ 25 milhões.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o mulá Omar
  • Leia o que já foi publicado sobre o Taleban
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página