Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 12h17

Al Qaeda divulga vídeo que mostra terrorista de ataques em Londres

Publicidade

da Folha Online

A rede de TV árabe Al Jazira exibiu nesta quinta-feira um vídeo que mostra o egípcio Ayman al Zawahiri -- braço direito de Bin Laden-- ao lado de um dos suicidas do ataque contra o sistema de transportes de Londres --ocorrido em 7 de julho passado-- que completa um ano amanhã.

"O que vocês testemunharam foi apenas o começo de uma série de ataques que continuarão e se tornarão cada vez mais fortes, até que vocês tirem suas tropas do Iraque e do Afeganistão", diz o homem identificado como Shehzad Tanweer, um dos suicidas.

"E até que vocês parem de dar apoio financeiro as Estados Unidos e a Israel", acrescentou Tanweer, que fala em inglês e veste um turbante branco e vermelho na gravação.

Reprodução
Vídeo exibido pela Al Jazira mostra suicida que participou dos ataques em Londres
"Não há dúvidas de que a divulgação do vídeo, neste momento, causa ainda mais dor e sofrimento às famílias e amigos das vítimas [de 7 de julho] e à centenas de feridos", disse o comissário-assistente de Londres, Andy Hayman. Os ataques contra três estações de metrô e um ônibus londrinos mataram 52 pessoas e feriram outras 700.

"Estamos certos de que a grande maioria das pessoas de todas as comunidades condenam qualquer tentativa de justificar os ataques terroristas ocorridos em Londres".

Segundo a Al Jazira, Al Zawahiri elogiou Tanweer na gravação. "Ele [Tanweer] estudou Educação Física na universidade e era apaixonado por boxe. Apesar de ser de uma família rica, suas roupas e sua aparência não mostravam isso", afirmou.

Tanweer e Al Zawahiri não apareceram por muito tempo no vídeo e estavam à frente de fundos diferentes ao falarem.

Bin Laden

Segundo a Al Jazira, o líder da Al Qaeda, o saudita Osama bin Laden, também elogiou os ataques ocorridos em Londres. O vídeo mostra uma foto de Bin Laden, mas não sua voz.

Em setembro último, o suposto líder dos ataques de 7 de julho, Mohammad Sidique Khan, alertou para a ocorrência de mais ataques em um vídeo gravado antes dos atentados.

Khan, 30, Tanweer, 22, e Hasib Hussain, 18, cresceram na cidade de Leeds, na Inglaterra. O quarto suicida, Jermaine Lindsay, 19, nasceu na Jamaica e se converteu ao islã em 2000.

Khan e Tanweer visitaram o Paquistão entre novembro de 2005 e fevereiro de 2005. Khan também teria recebido treinamento no Paquistão em 2003 e visitou o Paquistão e o Afeganistão em duas ocasiões durante a década de 90.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página