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06/05/2010 - 16h53

Análise: Resolvido o problema viário, São Paulo só ganha com fim do Minhocão

da Reportagem Local

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou um projeto que, se viabilizado, acabará com Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão.

A demolição do viaduto é um projeto ousado que pode gerar impactos consideráveis na capacidade viária da cidade de São Paulo. A avaliação é de Creso de Franco Peixoto, especialista em engenharia de tráfego e professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Creso de Franco Peixoto

Para ele, a iniciativa deve aumentar a dificuldade do poder público em resolver a questão do trânsito. "Quando se pensa na demolição de uma obra de tal impacto, temos que pensar em condições alternativas para resgatar a capacidade de tráfego. Nós passaríamos a pensar em túnel? Um túnel tem custo comparado a viaduto, normalmente, dez vezes mais", explica o professor.

Nilson Ghirardello, coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo) e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, também se preocupa com a situação do trânsito, mas diz que a remoção do Minhocão causará um impacto positivo na área.

Nilson Ghirardello

"Ali você tem alguns edifícios construídos nos anos 40, bons exemplares ecléticos que hoje estão bastante prejudicados. A gente quase não consegue visualizá-los. Resolvido o problema viário, o centro de São Paulo só tem a ganhar", diz Ghirardello.

 

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