Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Acontece

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Evento no MIS debate cinema e política

Ciclo exibirá seis filmes recentes sobre poder, imprensa, repressão e direitos humanos, seguidos de discussões

Conversas após sessões de longas têm presença de pesquisadores e jornalistas especialistas em cobertura política

JULIANA GRAGNANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem anunciou o Oscar de melhor filme a "Argo", longa que retrata americanos sem saída em um Irã revolucionário, foi Michelle Obama, primeira-dama dos EUA. O cinema e a política, afinal, não estão tão distantes assim.

É também aproximando os dois mundos que o NUPPs (Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas) e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP promovem o "1º Ciclo de Cinema e Política - Razões de Estado e Qualidade da Democracia".

O evento começa hoje, com a exibição de "O Exercício do Poder", no Museu da Imagem e do Som. Segundo o curador Luciano Ramos, o evento pretende "exercitar a capacidade que o cinema tem de estimular a discussão sobre política".

Para José Álvaro Moisés, diretor do NUPPs, que pesquisa sobre a qualidade da democracia brasileira, os filmes que serão exibidos provocam questões que normalmente não são discutidas no dia a dia, mas que respondem a uma necessidade de reflexão sobre o regime democrático.

O ciclo apresentará seis longas recentes que retratam o poder no Executivo de um país, na imprensa, em mecanismos de repressão adotados pelo Estado e no tratamento dos direitos humanos.

O diretor José Padilha cedeu gratuitamente a exibição de "Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro", único longa brasileiro do ciclo.

Após as sessões haverá debates com pesquisadores e jornalistas, como Sérgio Adorno, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e a ombudsman da Folha, Suzana Singer. O diretor executivo do MIS, André Sturm, conduzirá uma conversa. Hoje, debatem o cientista político Leôncio Martins Rodrigues e Marcelo Coelho, colunista da Folha.

As discussões serão transmitidas na programação da Rádio USP. Sobre elas, Moisés diz: "A democracia é uma obra aberta e pode sempre ser melhorada, por isso temos a obrigação de produzir debates".

CICLO DE CINEMA E POLÍTICA
QUANDO hoje, às 19h; até 9/4
ONDE MIS (av. Europa, 158, tel. 2117-4777)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO não informada


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página