Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Eu, produto
DE SÃO PAULODepois que sua empresa, a Appartinfo, não decolou, o programador e administrador francês Philippe Dubost, 29, resolveu tentar um emprego tradicional. Era fã da Amazon, e resolveu apresentar seu currículo como se ele mesmo fosse um item à venda no site da empresa.
O design da página replica a aparência da loja virtual. Dubost indicou sua experiência profissional na forma de resenhas --positivas, claro-- de um produto.
Nas avaliações, 121 pessoas imaginárias lhe atribuíam cinco estrelas, mas 37 davam a nota mais baixa para ele. Em seu perfil no Twitter, o francês explicou a quantidade de avaliações negativas: "Muitas ex-namoradas."
Postado em janeiro, o currículo tornou-se um viral, registrando mais de 2 milhões de acessos em 20 países.
"Não esperava tanta atenção", disse Dubost à Folha. "Eu só fiz a página para enviar às empresas com o meu currículo normal."
Mais de 150 possíveis empregadores entraram em contato e o administrador participou do processo de seleção da companhia americana Birchbox. Depois de sete entrevistas, foi contratado como gerente técnico de produto.
Hoje, a página indica que o item não está disponível em estoque. A Amazon não se opôs à iniciativa.