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Carreiras e Empregos

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DE SÃO PAULO

Só no coletivo

Lucas de Paris, 25, e dois sócios da MVM Technologies têm um projeto ambicioso: montar um sistema de compartilhamento de carros elétricos dobráveis igual ao que cidades têm com bicicletas.

Nas pesquisas com possíveis clientes, eles notaram uma rejeição crescente a veículos automotivos e formataram o projeto para que fosse "um sistema de compartilhamento de carros sem ter cara de carro", diz Paris.

Os empresários, estudantes de mestrado, estão em conversas com investidores brasileiros e americanos, além de já terem feito contatos com prefeituras.

O produto está sendo desenhado para Porto Alegre, onde eles vivem, focado inicialmente em universitários.

A ideia é que eles paguem uma mensalidade e também uma taxa a cada vez que forem usar os veículos.

Eles só poderão fazer um trajeto combinado. "É para ser um aluguel de segunda a sexta, para a rotina, para a universidade, para o trabalho", diz Cezar Reinbrecht, 26, um dos sócios no projeto.

Enquanto os carros elétricos ficam parados na estação, são recarregados, explica Paris. Posteriormente, a pessoa devolverá o veículo para o ponto de onde o retirou.

Os veículos são fabricados por uma empresa espanhola chamada Hiriko. Paris prevê o início de operações para o primeiro semestre de 2014.

Hoje, já existe um sistema de compartilhamento de carros tradicionais (de combustão) em São Paulo chamado Zazcar. Por ele, o cliente paga uma mensalidade e mais uma taxa a cada utilização.

Mas é preciso entregar o carro no mesmo ponto onde ele foi retirado (são 45 locais na cidade).


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