Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
O mentor
TALES ANDREASSI tales1@uol.com.br
Franquia vale a pena?
Muitas empresas acabam fechando depois de aderir ao modelo de franquia; a preparação é longa e exige cuidado
Hoje, é muito comum que os empreendedores, assim que iniciam seus negócios, pensem logo em abrir franquias. De fato, esse tipo de negócio é ótimo como estratégia de crescimento, pois você se expande com o dinheiro dos outros. Em um país em que as taxas de juros são altíssimas, como no caso brasileiro, não recorrer a bancos pode ser uma vantagem significativa.
No entanto, franquear não é algo simples assim. Primeiro, você tem que entender que tornar-se um franqueador significa gerenciar um segundo negócio além do seu. Se administrar um negócio já é difícil, imagine fazer isso com dois ao mesmo tempo. Para isso, você vai ter que adquirir competências específicas.
Segundo: ser um franqueador só faz sentido se você conseguir passar seu conhecimento para seus franqueados, afinal é por isso que eles estão pagando. E, para que aconteça, você tem que desenvolver processos. São essas informações, traduzidas em manuais, sistemas, fornecedores credenciados e diretrizes de divulgação, entre outras, que farão com que o franqueado perceba o valor de ter escolhido você como franqueador.
Tais processos também servem para que você possa melhor controlar a qualidade e a padronização dos produtos e serviços oferecidos por sua rede. Para uma franquia ter sucesso, a padronização é fundamental. O sanduíche que você come em uma cidade do Nordeste tem que ser exatamente igual ao de São Paulo.
Outro ponto importante é que o franqueador deve possuir uma marca reconhecida, a fim de alavancar o negócio de cada franqueado. A grande vantagem da franquia é ser grande mesmo sendo pequeno e, para tanto, uma marca difundida e bem conceituada é fundamental.
Preparar um negócio para se tornar uma franquia é um processo longo e trabalhoso, sendo fundamental a contratação de um consultor para guiar o empreendedor nessa empreitada. Lembre-se de que vários negócios acabaram fechando no momento em que decidiram pelo franqueamento como estratégia de crescimento.
Para esses casos, "seria melhor um pássaro na mão do que dois voando".