Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

• Tamanho da Letra
  • Comunicar Erros

Cientistas apresentam genoma completo da palmeira do dendê

Trabalho aponta caminho para elevar produtividade do coqueiro

DO "NEW YORK TIMES"

Nas últimas décadas, o óleo da palmeira Elaeis guineensis, conhecida como dendezeiro, deu origem a uma indústria global enorme.

O óleo de palma é usado em batons, alimentos industrializados, frituras, sabonetes e pastas de dente.

A expansão da cultura da palmeira tem sido uma das mais importantes causas de desmatamento no sudeste asiático, levando espécies como orangotangos a ficarem mais próximas da extinção.

Ontem, cientistas malaios publicaram na "Nature" dois estudos sobre o genoma da palmeira. Nos seus 34.802 genes, eles reconstruíram milhões de anos de evolução.

Eles descobriram que um gene tem grande efeito na quantidade de óleo produzida por diferentes variedades da árvore. Mutações podem aumentar a produtividade da palmeira em até 30%.

Assim, seria possível selecionar árvores com a mutação e reduzir a pressão da expansão dessa cultura sobre as florestas.

A publicação do genoma está aberta para que outros cientistas procurem mais genes que possam ser úteis para melhorar a cultura da palmeira, como os que controlem a resistência a doenças.

Biólogos não envolvidos no estudo afirmam, contudo, que os achados não são suficientes para reduzir a pressão sobre as florestas ameaçadas pela produção do óleo.

Eles acreditam que. se as plantações se tornarem mais rentáveis, haverá incentivo para plantar mais coqueiros e derrubar florestas.