Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ancestral comum de cães e lobos era europeu, diz estudo

REINALDO JOSÉ LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A diversidade de formas, e comportamentos é gigantesca, de labradores bonachões a buldogues marrentos, mas todos os tipos de cães vivos hoje são descendentes de lobos europeus da Era do Gelo, sugere um novo estudo.

Se a pesquisa estiver correta, a proximidade entre o ser humano e o seu proverbial melhor amigo é, de fato, antiquíssima. Teria cerca de 20 mil anos, o dobro do tempo que transcorreu desde a invenção da agricultura, precedendo até a chegada da espécie humana à América.

Os resultados estão em estudo na revista "Science" e derivam de análises de DNA de 77 cães de diferentes raças, 49 lobos, quatro coiotes e, o mais importante, 18 fósseis de canídeos. Isso ajudou os cientistas a avaliarem a diversidade genética dos bichos no passado e a compará-la com os do presente.

LADO MATERNO

Os pesquisadores, liderados por Olaf Thalmann, da Universidade de Turku, na Finlândia, e Robert Wayne, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, fizeram uma leitura completa do DNA mitocondrial dos bichos. Esse tipo de material genético --passado de geração em geração somente das mães para filhas ou filhos-- é considerado uma ferramenta útil para traçar árvores genealógicas de grupos e espécies.

Estudos anteriores apontavam uma origem canina no Extremo Oriente, porque a maior diversidade genética dos bichos parecia estar na China e países vizinhos.

"O problema é que a diversidade genética dos cães pode ser influenciada por fatores como o comércio de certas raças ou regimes severos de cruzamento consanguíneo, e pode não ser uma medida confiável", diz ele.

O DNA dos lobos e cães fósseis ajudou a contornar esse problema. Os cientistas viram que todos os cães atuais possuem um canídeo europeu evolutivamente próximo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página