Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cientistas falam em 'clima de tensão' no Ceará

DE SÃO PAULO

Paleontólogos ouvidos pela Folha afirmam que há um clima de tensão e favorecimento nas pesquisas na região do Cariri, no sul do Ceará. É lá que fica a Chapada do Araripe, um dos principais sítios paleontológicos do Brasil.

Temendo represálias, ninguém quis se expor. "Se eles prenderam o Alexander Kellner, o que não fariam comigo, que não tenho o mesmo reconhecimento?", disse um professor de uma universidade federal da região. "Quem é considerado amigo [do DNPM] tem menos exigências. Todo mundo que vai pesquisar lá sabe disso."

Outro pesquisador confirma: "Esse esquema é tão aberto que o chefe do DNPM na região [José de Artur Andrade] tem até espécie batizada em homenagem à colaboração".

O procurador do Ministério Público Federal do Ceará Rafael Rayol disse que realizou um encontro com o DNPM e pesquisadores para explicar os limites da atuação.

"Não foi preciso assinar um termo de ajustamento de conduta porque foi a primeira vez que houve um erro dessa proporção. Mas precisamos trabalhar para que isso não se repita, porque só prejudica a pesquisa na região." (GM)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página