Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Trabalho de 1931 ficou perdido por erro de arquivamento

DE SÃO PAULO

O trabalho do físico irlandês Cormac O'Raifertaigh para descobrir dois artigos esquecidos de Einstein começou sem grandes pretensões.

Inicialmente, ele procurava apenas uma cópia do estudo de abril de 1931, que tinha o título genérico "Sobre o problema cosmológico da teoria da relatividade geral".

O'Raifertaigh, porém, constatou que o artigo nunca tinha sido traduzido para o inglês. Alguns dos físicos que o mencionavam não falavam alemão, e ele notou que faziam citações sem ter efetivamente lido o trabalho.

O estudo saíra nas "Atas da Academia Prussiana de Ciências", revista que foi descontinuada em 1932. Como Einstein deixou de divulgar esse trabalho, poucas citações ao estudo foram feitas antes de ele cair no esquecimento.

O'Raifeartaigh finalmente obteve uma cópia do trabalho original e certificou-se de que ele marcava o momento histórico em que Einstein abandonara a constante cosmológica ""elemento ao qual, mais tarde, ele se referiu como "sua maior falha".

No modelo de Universo que ele apresentava no artigo, seu Cosmo terminava no Big Crunch --uma implosão. Não era um Universo "cíclico", como diziam os físicos que vinham citando o trabalho.

O irlandês, além disso, notou algumas inconsistências matemáticas no artigo e decidiu consultar o manuscrito original. A Universidade Hebraica de Jerusalém, que detém os papéis, deixa fotocópias à disposição na internet.

Quando abriu o arquivo que deveria conter o estudo do Big Crunch, porém, O'Raifeartaigh encontrou um manuscrito diferente. O trabalho inédito era aquele com a descrição de um Universo estacionário. Tinha sido arquivado com o título errado, por isso nunca atraíra atenção.

"Havia uma falha de cálculo, e achamos que ela é o motivo pelo qual Einstein abandonou a ideia sem publicar", diz O'Raifeartaigh. (RG)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página