Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Esforço contra aquecimento terá US$ 200 bi até 2015

DE NOVA YORK

A Cúpula do Clima produziu uma bela cifra: US$ 200 bilhões de recursos públicos e privados, até 2015, para enfrentar o aquecimento global.

O valor, no entanto, resulta de uma salada com dezenas de compromissos e intenções de governos, empresas e organizações.

Entraram desde doações e linhas de crédito para iniciativas verdes até a descarbonização de investimentos (não financiar atividades econômicas que contribuam para o aquecimento global).

Em matéria de novos compromissos políticos, o resultado da cúpula pouco avançou. Barack Obama, presidente dos EUA (país responsabilizado pelos impasses nas negociações), disse que vai incluir efeitos sobre o clima na decisão sobre programas de ajuda internacional. Mas não foi além da retórica.

"De todos os desafios imediatos que temos de enfrentar nesta semana --terrorismo, instabilidade, desigualdade, doenças--, há um que vai definir os contornos deste século mais dramaticamente que qualquer outro: a crescente ameaça da mudança climática", afirmou.

A cúpula apresentou compromisso de pesos pesados do setor empresarial, como os signatários da Declaração de Florestas: Unilever, Walmart, Nestlé, McDonald's, Johnson & Johnson e outros.

"Os consumidores enviaram um sinal claro de que não querem que seus hábitos de compra incentivem o desmatamento", afirmou Paul Polman, CEO da Unilever. (ML, IF E GV)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página