Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Cápsula espacial Soyuz pousa no Cazaquistão com três tripulantes

Maxim Shipenkov/Efe
Caminhões da agência espacial russa (à esq.), vistos do alto, chegam para recolher os astronautas da nave Soyuz (à dir.)
Caminhões da agência espacial russa (à esq.), vistos do alto, chegam para recolher os astronautas da nave Soyuz (à dir.)
DA REUTERS

Sob aplausos, a nave russa Soyuz pousou no Cazaquistão, na manhã de ontem (horário local), trazendo sua tripulação segura após uma missão de mais de 125 dias na ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês).

Assim que a cápsula tocou o chão, a equipe de resgate abriu a escotilha para liberar o comandante da missão, o russo Yuri Malenchenko, a americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide.

Os três tripulantes suportaram bem a descida e estavam todos sorridentes e aliviados. Ao sair da nave, o comandante celebrou: "Ar puro, muito bom!".

Os astronautas realizaram caminhadas para manutenção da estação e mais de 40 experimentos, incluindo testes no nível de radiação na ISS e estudos sobre os efeitos do derretimento das geleiras e de mudanças nos ecossistemas da Terra.

Na estação ficaram outros três astronautas -um americano e dois russos, que chegaram em outubro. Em dezembro, outros três partirão de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à estação espacial.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página