Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com Roca e Atala cotados, top 50 sai na segunda

GIULIANA DE TOLEDO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A edição 2013 da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo da revista inglesa "Restaurant" será divulgada nesta segunda, dia 29, em Londres.

Como de praxe, já se especulam quais serão os nomes mais bem colocados.

Atual segundo lugar, o El Celler de Can Roca, dos irmãos Roca, é um dos cotados. Fica na Catalunha, na Espanha. Outro é o paulistano D.O.M., comandado por Alex Atala, que ocupa a quarta posição.

Já o Noma, de Redzepi, há três anos como o melhor do mundo, tende a deixar o topo da lista.

Para Josimar Melo, crítico da Folha e presidente do 50 Best no Brasil, o D.O.M. tem boas chances, mas faz uma ressalva.

Em comparação a europeus, como o El Celler de Can Roca, os restaurantes daqui são menos visitados pelo júri. "O Brasil não está naturalmente no roteiro dos viajantes", diz.

Já a colunista da Folha Alexandra Forbes, que participa do júri da revista há cinco anos, é mais enfática na aposta em Atala.

Em fevereiro, o jornal norte-americano "Wall Street Journal" publicou um perfil do chef, indicando o D.O.M. como "possivelmente, o melhor do mundo".

Vale lembrar que o fato de Atala integrar a recém-divulgada lista dos cem mais influentes do mundo pela "Time" não exerce influência sobre o júri, que entregou os votos em dezembro passado.

Ao todo, são 936 jurados, entre críticos, chefs e "foodies", de 26 regiões do mundo. Cada um vota em sete restaurantes. Desses, pelo menos três têm de ser de fora da sua região.

Atualmente, o Brasil tem três representantes na lista, que devem seguir por lá. A Folha apurou que tanto Atala quanto Helena Rizzo, do também paulistano Maní (atual 51º), e Roberta Sudbrack, da casa homônima no Rio (71º), receberam convites para a cerimônia, o que indica lugar garantido na lista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página