Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cerveja

A escola americana

SADY HOMRICH

Receitas que utilizavam ingredientes locais em estilos já consagrados na Europa fizeram a diferença

Insatisfeito com o sabor das cervejas norte-americanas nos anos 1970, Jack McAuliffe resolveu montar uma pequena fábrica na Califórnia para produzir estilos que havia experimentado no exterior. Ao abrir a primeira "microcervejaria" New Albion, em 1976, não sabia que estava dando o pontapé inicial para a grande revolução que colocou os EUA no mapa da cerveja de qualidade.

Ao provar que era possível fazer cerveja com personalidade, serviu de estímulo para outros empreendedores e impulso para uma marca centenária de San Francisco, a Anchor Brewing, recuperar-se economicamente, aumentando a venda com variedade de estilos. Outras vieram e prosperaram. Em pouco tempo, muitas cervejarias já não poderiam mais ser classificadas como "micro", mas cresciam fazendo cerveja artesanal.

Receitas que utilizavam ingredientes locais em estilos já consagrados na Europa fizeram a diferença. Inicialmente desprezadas pelas escolas britânica e germânica por causa dos aromas exóticos e do amargor acentuado, as variedades americanas de lúpulo foram desenvolvidas cruzando plantas europeias com espécies selvagens do Estado de Washington. O resultado foram novos aromas e nomes, como Cascade, Chinook e Centennial, com notas cítricas e frutadas.

O estilo American Pale Ale frequentemente usa o sistema "dry hopping", que agrega lúpulo in natura na maturação, última etapa antes do envase, mantendo o frescor no aroma e dando nova vida às pale ales. Boa pedida para o calor.

Essa nova escola chegou a ter as duas melhores cervejarias do mundo em 2011, segundo o site Ratebeer (www.ratebeer.com). A Three Floyds (de Munster, Indiana, não disponível no Brasil) ficou em primeiro lugar. A Founders, fundada em 1987 por cervejeiros caseiros, ficou em segundo e é encontrada por aqui. Segue um princípio simples: "Não produzimos cervejas para a massa (...). Fazemos cervejas para pessoas como nós".

A experiência sensorial é única, mas certamente os avaliadores do Ratebeer degustam essas cervejas na sua melhor performance, bem mais próximas às fábricas. Dificilmente iriam se impressionar tanto com uma cerveja que viaja milhares de quilômetros até chegar ao seu copo.

FOUNDERS PALE ALE

Michigan (EUA)

ESTILO American Pale Ale

TEOR ALCOÓLICO 5,4%

PREÇO R$ 14,50

ONDE Cervejoteca

(tel. 0/xx/11/5084-6047)

ANCHOR LIBERTY ALE

Califórnia (EUA)

ESTILO American Pale Ale

TEOR ALCOÓLICO 5,9%

PREÇO R$ 16,90

ONDE Mr. Beer

(tel. 0/xx/11/2197-7907)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página