Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica Restaurante

Em shopping, Ici mistura bistrô e cervejaria

Cardápio do novo restaurante tem pratos clássicos do Ici Bistrô, de Benny Novak, e mais de 20 marcas de cerveja

JOSIMAR MELO CRÍTICO DA FOLHA

Se de um lado você tivesse os donos de um festejado bistrô francês e, de outro, os proprietários de bares aclamados por seu chope, onde seria o encontro se eles resolvessem se juntar?

O ponto médio só poderia ser uma cervejaria francesa -uma brasserie. Como no nascimento do Ici Brasserie.

O novo restaurante junta a turma do Ici Bistrô (o chef Benny Novak, 45, e o sócio Renato Ades, 46) com a turma (seis sócios) que comanda, entre outros, os bares Original, Astor e Pirajá.

A nova casa se intitula brasserie, mas não é bem isso. É mais um bistrô com uma ou outra característica das brasseries típicas da Alsácia, grandes cervejarias (que no passado faziam ali a cerveja) com comida de estilo alemão.

Instalada no shopping JK, num espaço moderno e divertido -barris vermelhos, espelhos enormes, paredes rabiscadas, mesas sem toalha (e toalhas de prato como guardanapo, o que é meio estranho)-, o restaurante destaca a oferta de cervejas.

São chopes de cinco países, com mais de 20 marcas. Mas o cardápio está mais para o vinho, numa carta não muito extensa e de preços razoáveis.

Com cara de brasserie, o menu tem uma seção de charcuterie, com foie gras cozido, opções de salsichas e linguiças (saucisson de alho, boudin blanc, merguez), e um plâteau de charcuterie com rillette de porco, patê de campagne, chucrute e picles.

Também com ar alsaciano, o cardápio da nova casa tem uma quiche e um schnitzel (bife à milanesa) de vitela com salada de batata.

De resto, as coisas têm mais a cara do velho Ici, inclusive clássicos como as coxinhas de rã à provençal, os mexilhões com fritas e o atum malpassado.

Tudo bem preparado pelo chef paulista Marcelo Tanus, 30, que já trabalhou por anos no Ici, também passou por casas de Nova York (como Daniel e The Modern) e que, nos últimos anos, esteve no Rio, chefiando o Zozô.

O menu tem pratos como o shepherd's pie (uma espécie de escondidinho, com carnes de cordeiro e boi); e o tradicional boeuf bourguignon (nessa versão, uma peça inteira de carne cozida no vinho, e não vários cubos).

Ainda, carré de porco grelhado (bela bisteca suína, mas cozida demais -é preciso ousadia para deixá-la mais tenra); um hambúrguer com cebola caramelizada, emmenthal e batata (referência ao 210 Diner, hamburgueria dos donos do Ici Bistrô).

As sobremesas são clássicas e simples, como o baba ao rum (com a textura pouco firme) e o crème caramel (pudim de leite).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página