Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vazamento de gás mata neta do pintor Portinari no Rio

Jovem de 16 anos foi encontrada pelo pai desacordada na banheira de casa e morreu antes de ser socorrida

Engenheiro alerta para risco de aquecedores; segundo companhia, área onde ela morava é abastecida com botijões

DO RIO

Maria Candida Portinari, 16, neta do pintor Candido Portinari, morreu no domingo após um vazamento de gás na casa da família, em um condomínio de classe média alta em São Conrado, na zona sul do Rio.

Submersa na banheira, a jovem foi encontrada desacordada pelo pai, João Cândido Portinari, 74. O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas a adolescente teve uma parada cardíaca e morreu antes de ser socorrida.

A suspeita é que o vazamento do gás do aquecedor tenha feito Maria Candida desmaiar no banho e morrer por afogamento. A hipótese só será confirmada após a conclusão do laudo pericial.

A jovem conversava com os pais e o namorado, quando os dois decidiram ir ao cinema. Ela foi tomar banho para se arrumar para sair. Já no banho, teria conversado com uma empregada da família, que cuidava dela desde pequena. Quando a empregada saiu, Maria Candida pediu que ela fechasse a porta.

Segundo o relato de um amigo da família, após algum tempo, João Cândido sentiu o cheiro do gás e subiu para o banheiro.

"É inacreditável que uma coisa dessas possa ter acontecido com uma menina como ela, tão cheia de vida", disse Christina Gabaglia Penna, madrinha da jovem e ex-diretora do Projeto Portinari.

RISCO

Segundo Agostinho Guerreiro, presidente do Crea-RJ (conselho regional de engenharia do Rio), o uso de aquecedores dentro dos banheiros deve ser evitado.

"Quem não tem condições de retirar o equipamento deve tomar cuidado redobrado com a ventilação, deixando uma janela constantemente aberta e uma porta que não vede completamente o banheiro", disse o engenheiro.

Segundo a CEG Rio (Companhia Estadual de Gás), as casas da região têm gás fornecido por botijões e não fazem parte da sua rede.

CAÇULA

Maria Candida era a caçula de João Portinari, único filho do artista paulista que viveu entre 1903 e 1962. A adolescente era filha do segundo casamento do pai, com a advogada Maria Edina.

No Carnaval deste ano, os três viajaram juntos para os parques da Disney, nos EUA.

A neta de Candido Portinari estudava no colégio jesuíta Santo Inácio, no bairro de Botafogo, na zona sul.

Dezenas de colegas de turma, muitos aos prantos, compareceram ao velório da jovem no cemitério São Francisco Xavier, no bairro do Caju, na zona portuária.

Outros amigos da família também estiveram presentes, como o cantor Milton Nascimento, o humorista Helio de la Peña, a atriz Maria Padilha e a bailarina Ana Botafogo.

O corpo de Maria Candida foi cremado no fim da tarde de ontem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página