Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ponto de ciclistas, parque Ibirapuera consegue zerar furtos de bicicletas

ANA KREPP COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, conseguiu zerar o número de furtos de bicicletas no mês passado, de acordo com dados da prefeitura.

A prática chegou a afugentar frequentadores que guardavam as bicicletas para correr ou fazer caminhadas.

O parque, que havia registrado 312 furtos em 2012, viu a onda de crimes subir em janeiro, com o registro de 13 casos. Em fevereiro, o número de ocorrências caiu para 11 e, em março foram três.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o número de furtos zerou em abril após o efetivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) ser reforçado na região há cerca de dois meses.

O número de guardas passou de 120 para 194. Outros cem homens da Inspetoria de Apoio Especial também foram deslocados provisoriamente ao parque. Os 294 agentes são divididos em quatro turnos.

ENTORNO PERIGOSO

Apesar da queda de furtos de bicicletas no parque, o seu entorno continua perigoso. Segundo a polícia, houve aumento de furtos. Foram 173 casos em abril do ano passado e 267 neste ano.

O instrutor de pilates, Rodrigo Pereira, deixa presa em um paraciclo [espécie de estacionamento de bicicletas] enquanto pratica corrida. Em março, corria com uma amiga e quando retornaram ao paraciclo, a bicicleta dela já não estava mais lá.

"A solução que eu adotei e alguns outros colegas também adotaram foi trocar a corrente de bike por uma de moto, que é mais grossa".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página