Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Advogado oferece recompensa por Portinari

Pintura teria sido furtada e substituída por réplica; dono dá R$ 20 mil a quem achar obra

DE SÃO PAULO

O advogado Carlos Ely Eluf, 65, está oferecendo uma recompensa de R$ 20 mil para a pessoa que encontrar o quadro "Fetiche", de Cândido Portinari, comprado por ele há 30 anos em um leilão.

Segundo Eluf, a pintura foi furtada de seu apartamento, nos Jardins, zona oeste da capital paulista, e foi colocada uma réplica no lugar dela.

Carolina Eluf, 36, filha de Carlos e também advogada, percebeu que a tela estava diferente ao visitar seu pai no dia 2. Os pés da figura estavam maiores e havia um cano que não existia na "Fetiche" original, segundo ela.

A advogada, que tentava "copiar" o quadro quando fez aulas de pintura, comparou a réplica com fotos antigas da tela. "Só assim meu pai acreditou", diz. "Foi trabalho de profissional", afirma Carlos, que registrou o furto. O caso foi divulgado ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

O principal suspeito é Jenner Accioly, 76, que, segundo Carlos, era marchand e teria ficado sozinho com o quadro por mais de uma hora quando visitou o advogado no último dia 20.

Accioly negou o crime quando falou com Carlos por telefone. Ele deve depor na semana que vem. A Folha não conseguiu encontrá-lo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página