Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pavilhão vai simular mata atlântica no parque Ibirapuera

Nona edição do "Viva Mata", em São Paulo, terá atividades sobre proteção ambiental

Palestras e debates vão abordar o novo Código Florestal e a proteção de ecossistemas costeiros e marinhos no país

DE SÃO PAULO

A capital paulista terá de hoje a domingo uma série de eventos gratuitos --oficinas, palestras, apresentações musicais, exposições-- para promover a importância de conscientizar as pessoas sobre a proteção do ambiente e de preservar a mata atlântica.

Organizados pela Fundação SOS Mata Atlântica, eles fazem parte da nona edição do "Viva a Mata", com atividades na marquise do parque Ibirapuera e no auditório do Museu de Arte Moderna.

O evento recebeu 100 mil visitantes em 2012, de acordo com a organização. O tema deste ano será "Direitos e Deveres Ambientais".

O objetivo é promover a troca de informações e sensibilizar os visitantes a contribuir com o meio ambiente.

Seis pavilhões temáticos --florestas, mar, ambiente urbano, água, mudanças climáticas e propriedades sustentáveis-- reunirão atividades sensoriais e vivenciais.

No pavilhão sobre florestas, por exemplo, haverá uma maquete, com vários pontos de observação, simulando o ambiente da mata atlântica.

"As pessoas ainda não sabem da importância que a mata atlântica representa no seu dia a dia, como na proteção das nascentes", diz Márcia Hirota, diretora de gestão de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica.

Dos quase 5.600 municípios brasileiros, 3.000 são abrangidos pelo bioma.

ÁREA ORIGINAL

Segundo ela, a mata atlântica ocupa hoje 13% de sua área original. Nos últimos 25 anos, a floresta perdeu 17.354 km², quase 11 vezes a área do município de São Paulo.

O evento contará também com um ciclo de palestras e debates focados principalmente no novo Código Florestal e na proteção de ecossistemas costeiros e marinhos.

Cientistas e membros de instituições de 17 Estados abrangidos pelo bioma estarão presentes. Hoje, às 10h, será lançada a campanha "Cumpra-se", pelo cumprimento do Código Florestal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página