Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

MEC retira menção a domésticas do Enem

Inscrição da prova tem pergunta 'inadequada'

DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação vai mudar trecho de questionário preenchido pelos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para alterar uma referência a empregadas domésticas que considerou "inadequada".

A inscrição na prova, pela internet, inclui uma série de perguntas sobre o perfil socioeconômico do candidato, como a escolaridade dos pais, o rendimento mensal da família e o que possui em casa.

É justamente esse último ponto que será alterado. Entre as opções da pergunta "Você tem em sua residência?" estavam, além de bens como rádio e automóvel, o item "empregada mensalista".

O modelo foi alvo de críticas. "Do jeito como está, parece que somos coisa da casa", diz Creuza Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Para ela, a inclusão foi um "erro grosseiro", resultado de um estereótipo que persiste. "É preciso começar a mudar isso. Somos uma categoria que contribui para a economia."

Por meio da assessoria de imprensa, o ministro Aloizio Mercadante disse que a forma da pergunta é "inadequada". A nota informa que será sugerida uma alteração "preservando os critérios técnicos, mas garantindo integralmente o respeito àqueles trabalhadores".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página