Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Morador de rua aluga calçada perto de posto assistencial

CAROLINE APPLE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Moradores de rua estão alugando espaços nas calçadas do entorno de um projeto social da prefeitura sob o viaduto Bresser, na Mooca, na zona leste. Ocupantes entrevistados dizem que o pagamento é feito com celulares, drogas ou dinheiro aos "donos da rua" --os que chegaram primeiro ao lugar.

O Espaço de Convivência Tenda Bresser tem TV e banheiros com chuveiros, e grupos distribuem comida regularmente no local. Na manhã de ontem, havia ao menos 30 barracas perto da tenda.

A região sempre teve moradores de rua, que vão ao albergue que fica próximo.

A presidente do conselho de segurança local, Wanda Herrero, 57, diz que já encaminhou abaixo-assinado dos moradores à prefeitura sobre o "aluguel da calçada". "As tendas são um desserviço à assistência social. O projeto está proporcionando essa situação de aluguel da rua".

Moradores que vivem na região em casas ou apartamentos dizem que a sensação de insegurança aumentou.

"Roubam celulares todo dia. Passar ali à noite sozinho é impossível", diz a aposentada Mariza Soares, 62.

Algumas pessoas dizem que as passarelas do Metrô e da CPTM facilitam fugas. "É perfeito para assaltar e fugir", conta a analista financeira Danielle de Sousa, 30, que diz ter sofrido duas tentativas de assalto no último mês.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social não comentou o assunto, mas afirmou que está em busca de novo endereço e que a Guarda Civil Metropolitana patrulha o local.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página