Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Com trânsito pior, CET já admite ampliar rodízio ainda em 2013
Gestão Haddad avalia possibilidade de testar mais vias na restrição de SP a partir de setembro
Estudo sobre redução da velocidade para 15 km/h e protestos por transporte coletivo aumentaram pressão
Com a piora dos congestionamentos no último ano e a recente expansão de faixas exclusivas de ônibus em São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já admite a ampliação do rodízio de veículos ainda em 2013.
O plano estudado pela gestão Fernando Haddad (PT) é incluir na restrição 240 km de vias de fora do centro expandido que hoje têm tráfego liberado. Por exemplo, avenidas como a Aricanduva (zona leste), Eliseu de Almeida (oeste), Inajar de Souza (norte) e Washington Luís (sul).
A CET considera a possibilidade de uma ampliação experimental da área do rodízio daqui a dois ou três meses. Seria a primeira desde que ela entrou em vigor, em 1997.
O diretor de planejamento da companhia, Tadeu Leite Duarte, reconhece que os protestos pedindo mais qualidade no transporte coletivo também favorecem o clima para mais restrição aos carros.
Ele afirma que, assim que for verificada melhoria na velocidade dos ônibus, os motoristas terão a opção de deixar seus carros em casa.
Esse aumento da fluidez do transporte coletivo é esperado devido ao aumento das faixas exclusivas para ônibus. Já foram implantadas neste ano mais de 80 km --haverá outros 140 km até dezembro.
A CET também cita a ampliação dos radares como um requisito para ampliar a restrição. Os novos, com mais funções, já estão em licitação e devem operar a partir do segundo semestre. Sem fiscalização, afirma, seria inócuo.
Duarte diz que a inclusão de novas vias no rodízio poderá ocorrer aos poucos, uma de cada vez. "O mais correto é pensar no ano que vem, de uma forma a atingir várias regiões da cidade. Mas, em setembro ou outubro, em algum local já pode acontecer, de uma forma experimental."
Horácio Augusto Figueira, mestre em transportes pela USP, diz que o efeito de ampliar o rodízio será de curto prazo. "Se a via principal for restrita, vão migrar para as paralelas e travar o bairro."
VELOCIDADE
Um estudo feito anualmente pela CET para avaliar os efeitos do rodízio mostra que, apesar de a medida ainda ser importante, já se aproxima do esgotamento.
Os dados apontam que a obediência à restrição se manteve alta em 2012 --90% de manhã e 84% à tarde, os mesmo índices do ano anterior.
Além disso, caiu ao menor nível histórico o índice de motoristas que antecipam ou atrasam suas viagens para escapar dos horários de restrição.
Para Duarte, o motivo mais provável para o fenômeno é que mais pessoas estão morando e trabalhando em áreas fora do centro expandido.
Apesar do amplo respeito ao rodízio, os índices de congestionamento, após queda em anos anteriores, voltaram a subir no ano passado.
A velocidade média dos veículos nos principais corredores, por exemplo, caiu 12% em relação a 2011.
Pela manhã, de 26 km/h para 23 km/h, pior marca desde 2006. No pico da tarde, de 17 km/h para 15 km/h --voltando ao patamar de 2008.
Para a CET, a razão da piora é o aumento da frota.