Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Manoel Sobral Jr. (1935-2013)

Especialista em 'começar coisas'

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Engenheiro eletrônico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Manoel Sobral Jr. era um especialista em "começar coisas".

Em 1970, foi convidado para ajudar na estruturação da Faculdade de Engenharia da Unicamp, da qual foi diretor.

Apesar de sua paixão por ensinar, anos depois acabou se afastando da instituição. Após dar consultorias em São Paulo, foi chamado para trabalhar no Centro de Tecnologia Copersucar --hoje Centro de Tecnologia Canavieira--, em Piracicaba (SP).

Mesmo sem dominar o assunto, inicialmente, tornou-se grande divulgador da cana-de-açúcar e do álcool. Foi responsável pela contratação de inúmeros especialistas e pela ampliação da unidade.

Extremamente reservado, era conhecido pela dedicação ao trabalho. Quando gostava de algo, estudava o assunto profundamente --o que valia também para a música clássica, uma das grandes paixões de sua vida. No entanto, não fazia nada que contrariasse suas convicções.

A mulher, Cecília, conheceu ainda na faculdade, em 1956, quando foi com o time de basquete aos Jogos Abertos do Interior, em Bauru (SP), cidade onde ela morava. Casaram-se no ano seguinte. Como cursava o quarto ano de engenharia, dava aulas particulares à noite para se sustentarem.

Logo após a formatura, foi contratado como professor no ITA. Morou por algum tempo nos Estados Unidos, onde fez mestrado e doutorado. Lá, foi docente em Illinois e Michigan e trabalhou no Vale do Silício.

Morreu na terça-feira (20), aos 78 anos. Além da viúva, deixa os dois filhos, Bruno e Patricia, e seis netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página