Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Carlos Fernando (1937-2013)

Dedicado à música, apresentou o frevo ao Brasil

JULIA BOARINI DE SÃO PAULO

Carlos Fernando dedicou a vida à música popular de Pernambuco. Compositor e produtor, criou marchinhas de Carnaval e temas de novela, mas se destacou pelos trabalhos de frevo.

Em 1979, lançou o primeiro disco da série "Asas da América", considerada responsável por apresentar o estilo musical --até então restrito ao Carnaval de Pernambuco-- ao restante do país.

O trabalho reuniu alguns dos principais cantores do país: Caetano Veloso, Alceu Valença, Chico Buarque, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, entre outros.

A coleção, que teve sete volumes, também ganhou destaque por usar elementos eletrônicos nas melodias.

Compôs ainda as músicas "Banho de Cheiro" e "A Mulher do Dia", eternizadas na voz de Elba Ramalho.

Mesmo morando em outros lugares, --no Rio, em Recife e Olinda-- o compositor nunca esqueceu Caruaru (a 120 km de Recife), onde nasceu e cresceu. Voltava sempre que podia à cidade, a qual dedicou canções como "Caruaru Azul Palavra".

Bom de garfo, gostava de comer pratos nordestinos, em especial o escondidinho de charque. Mas era extremamente rigoroso --e, se a comida não estivesse do seu agrado, logo reclamava.

Fernando manteve a vida boêmia ao longo dos anos, gostava de sair todas as noites para encontrar seus amigos em bares.

Morreu no domingo (1º), aos 75 anos, vítima de complicações decorrentes de câncer de próstata. Deixa duas filhas, Joana e Manuela.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página