Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com 172 mil alunos, Fuvest tem recorde de inscritos

Candidatos de escola pública cresceram 14%

SABINE RIGHETTI DE SÃO PAULO

A Fuvest teve recorde de inscritos para o vestibular 2014. Mais de 172 mil candidatos vão concorrer a 11.057 vagas oferecidas pela USP e pela Santa Casa. Em 2012, foram 159.609 inscritos, ou seja, 7% a menos do que neste ano.

O número de alunos inscritos que estudaram em escolas públicas teve um aumento ainda maior: são 14% a mais do que no ano passado.

Ao todo, 38% dos candidatos vieram da rede pública.

Hoje, o aumento da participação de alunos da rede pública é uma das preocupações da USP. No ano passado, 73% dos candidatos matriculados na primeira chamada do vestibular vieram de escolas particulares e 81% só estudavam quando fizeram a matrícula.

Uma das estratégias para promover a inclusão é o Inclusp (Programa de Inclusão Social), que dá bônus na prova para aqueles que fizeram toda a escola na rede pública.

Neste ano, 13,8% dos candidatos do Inclusp se declararam pretos, pardos e indígenas --e poderão receber até 5% de bonificação no vestibular, dependendo do seu desempenho na prova.

A meta do governo é chegar a 50% de alunos das universidades estaduais vindos de rede pública e 35% de pretos, pardos e indígenas até 2016. A USP se compromete a atingir a meta em 2018.

A primeira fase da Fuvest será feita em 24 de novembro. A prova conterá 90 questões do tipo teste do núcleo comum obrigatório do ensino médio.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página