Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeitura promete triplicar total de guinchos até 2016

Decisão ocorre em momento em que gestão adota medidas de restrição a carros

Operação iniciada em outubro contra estacionamento irregular removeu, em média, 12 carros por dia

CÉSAR ROSATI DE SÃO PAULO

A gestão Fernando Haddad (PT) prometeu ontem triplicar a quantidade de guinchos até 2016. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) conta hoje com 31 veículos.

Nos últimos dias, a Prefeitura de São Paulo já vem ampliando a fiscalização ao estacionamento irregular.

Desde o dia 14, quando iniciou uma operação, 200 carros foram guinchados --12 por dia; a média deste ano é de 9. A maioria estava parada em vagas exclusivas para idosos ou pessoas com deficiência.

A decisão se dá em um momento em que gestão adota medidas restritivas a carros, como novas as faixas de ônibus que, até o fim do ano, devem chegar a 300 km.

O secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, afirma que a prefeitura terá tolerância zero em relação ao estacionamento irregular.

De acordo com ele, a prioridade será a aquisição de guinchos menores, para assim atender às ocorrências com mais rapidez.

"Muitas vezes os motoristas param em ruas pequenas e o que temos hoje são guinchos grandes que não conseguem muitas vezes atender a essa demanda, por isso vamos trazer guinchos menores", afirmou o secretário.

Pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), motoristas que estacionam irregularmente cometem infração leve, com multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira de habilitação, além de estarem sujeitos a ter o carro guinchado.

SEMÁFOROS

Ontem, Tatto também divulgou resultados preliminares da restauração dos semáforos na cidade, iniciativa que começou em agosto. No total, 863 equipamentos forma reformados.

A meta, de acordo com o governo, é completar o serviço em outros 1.132 equipamentos até dezembro.

Ou seja, para fechar o ano dentro da expectativa, a prefeitura precisa reformar 19 semáforos por dia.

"O plano é atuar onde houver necessidade, principalmente em grandes cruzamentos da cidade", disse Tatto.

Dos os equipamentos reformados até o final do ano, 365 receberão "no breaks", dispositivos com baterias que, em caso de falta de energia, garantem o funcionamento dos semáforos por até duas horas. Hoje, cerca de 200 cruzamentos dispõem dessa tecnologia.

A lista dos cruzamentos que receberão os novos equipamentos está sendo elaborada com auxílio da AES Eletropaulo, concessionária de energia. Até 2015, a gestão Haddad pretende reformar 4.800 dos 6.156 semáforos da cidade --1.400 deles ganharão "no breaks".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página