Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Gol amplia espaço de assento na ponte aérea

Companhia com menor distância entre poltronas tenta reverter insatisfação de clientes, medida em pesquisa

Os dez aviões da rota entre Congonhas e Santos Dumont passam a ter classificação "A", a melhor da Anac

RICARDO GALLO DE SÃO PAULO

Companhia aérea com os assentos entre os mais apertados da frota brasileira, a Gol anunciou ontem que aumentará o espaço entre as poltronas nos seus aviões.

A mudança começa pela ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (Rio), rota mais movimentada do Brasil.

A partir de segunda-feira, todas as aeronaves a fazer os voos diários da Gol na ponte aérea terão espaço entre as poltronas superior a 73 centímetros, o que lhes confere categoria "A" da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a melhor disponível.

Até então, os dez aviões da ponte aérea eram predominantemente categoria "D", a segunda pior em relação ao espaço entre as poltronas.

Para tal, a empresa obteve autorização da agência para tirar até 12 assentos por avião, ou duas fileiras inteiras. Os Boeings 737-800 alvo de intervenção tinham 189 ou 183 assentos; agora, têm 177.

Serão dez aviões, cinco dos quais já estão em operação. Os demais começam na segunda. Todos serão identificados na fuselagem com o nome do novo produto: "Gol+".

CATEGORIAS

Nos voos da ponte aérea haverá duas categorias. Até a sétima fileira, os assentos passam de 76,2 centímetros para 86,4 centímetros de espaço entre as poltronas.

Para usar os assentos chamados "Gol+Conforto", o cliente paga a partir de R$ 30 a mais e se senta sem vizinhos ao lado, o que já ocorre hoje; clientes Smiles Diamante, a maior faixa do programa de milhagem da empresa, não pagam nada a mais.

Da oitava fileira em diante, a distância passa para 78,7 centímetros. Hoje, varia de 69 centímetros a 73 centímetros. A Gol pretende ter toda a frota na categoria mais espaçosa nos próximos anos.

No Brasil, o maior espaço hoje é da Avianca: os 41 aviões da empresa estão na categoria A da Anac. Na ponte aérea, a distância entre os assentos é de 81,28 cm.

A Gol diz que oferece mais assentos do que a Avianca (156 contra 132) e tem mais voos (62 diários contra 20), o que a deixa com a maior oferta de assentos espaçosos.

A empresa se baseou em uma pesquisa para modificar seus aviões. Nela, os passageiros apontavam o conforto como uma das suas prioridades, atrás apenas do preço e da oferta de voos.

A Azul afirmou não ter planos de modificar seus aviões, e a TAM não se pronunciou sobre o assunto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página