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Bilhete Único Mensal valerá a pena para 17% dos usuários

Cálculo considera quem já gasta mais do que R$ 230 ou R$ 140 por mês

Novo cartão começa no dia 30 e terá opções de transporte só por ônibus, só por trilhos ou integração (mais caro)

ANDRÉ MONTEIRO DE SÃO PAULO

O Bilhete Único Mensal, uma das principais promessas de campanha do prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), vai ser vantajoso para cerca de 17% dos usuários do transporte público na cidade.

Ontem, a prefeitura informou que a tarifa mensal tem potencial para beneficiar 861.742 usuários, de um total de cerca de 5 milhões.

A estimativa foi divulgada no anúncio oficial da adesão do governo do Estado ao novo bilhete, que inicialmente valeria apenas para os ônibus.

Haddad iniciou o cadastro do bilhete em abril, mas desde então manteve reuniões com a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) para que o cartão fosse integrado aos trilhos.

Segundo especialistas, o interesse pelo cartão seria reduzido sem a integração.

Com a entrada do governo, por uma tarifa de R$ 230 será possível fazer viagens ilimitadas de ônibus, metrô e trem por um mês. Caso o passageiro escolha apenas ônibus ou apenas transporte sobre trilhos, pagará R$ 140.

Para estudantes, as tarifas serão R$ 70 (ônibus ou trilhos) e R$ 140 (integrado).

Segundo a prefeitura, o número de prováveis beneficiados foi calculado com base nos usuários do Bilhete Único atual que tiveram gastos, em outubro, maiores que as novas tarifas mensais.

A prefeitura diz que sua estimativa é conservadora, pois se baseia apenas nos que fizeram uma quantidade de viagens que compensaria o preço do cartão mensal. O cálculo não inclui, por exemplo, quem hoje não faz mais viagens por falta de dinheiro.

Alckmin e Haddad destacaram, no entanto, que a expectativa é estimular novas viagens, aproveitando o uso do transporte para o lazer. "Vai fortalecer o turismo, o comércio, a cultura e o emprego", disse o governador.

Segundo o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, "um casal que hoje quer ir a um parque gasta pelo menos R$ 12 usando o transporte público", mas, com o cartão, poderá ter a viagem de graça caso já tenha pago a tarifa mensal por motivo de trabalho ou estudo.

"Agora, para quem tem o Bilhete Único Mensal, a referência deixa de ser a ida ao trabalho e passa a ser usufruir a cidade", disse Haddad.

A expectativa é que o número de usuários aumente sobretudo fora dos horários de pico e nos finais de semana.

CADASTRO

Para usar o novo bilhete é necessário se cadastrar no site da SPTrans. De acordo com a prefeitura, dos cerca de 141 mil cadastrados até ontem, só 60 mil poderão usar o cartão no próximo dia 30, primeiro dia de funcionamento.

O motivo é que muitos ainda não enviaram suas fotos nem escolheram a estampa, o que inviabiliza a impressão.

Os estudantes só poderão utilizar o bilhete a partir de fevereiro de 2014. Isso num ano em que as aulas vão começar em janeiro, por causa da Copa do Mundo.


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