Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maria Conceição da Silva (1939-2013)

Aprendeu a ler com os filhos no colo

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Maria Conceição da Silva tinha 30 anos e três filhos com menos de dez quando decidiu aprender a ler e escrever. Enquanto desenhava as primeiras letras, cuidava dos pequenos, que iam junto por não terem com quem ficar. Às vezes, segurava o lápis com eles dormindo em seu colo.

Sua vontade de aprender era um exemplo para os colegas e orgulhava os professores. Apesar das dificuldades, Maria conseguiu completar até o antigo segundo grau.

Incentivou os filhos a seguirem seus sonhos, mesmo que precisassem trocar Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, pela capital paulista.

Casada desde 1961 com o pedreiro Jorge, revendia cosméticos e lingerie para ajudar no orçamento. Em 2009, recebeu o prêmio de empresária do ano por seu desempenho.

Após a perda do marido, em 1995, viajava com grupos da terceira idade sempre que podia. Quando ficava em casa, gostava de mimar os filhos e netos com biscoitos de polvilho e bolo de laranja.

Seu aniversário de 70 anos, em setembro de 2009, teve uma grande festa e até camiseta com sua foto, acompanhada da frase "Maria, Maria, a força que nos carrega".

Três meses depois, fez a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Pretendia cursar turismo. No dia seguinte, no entanto, caiu no quintal de casa e não andou mais. Foi quando descobriu um câncer, contra o qual lutou nos últimos quatro anos.

Morreu na quarta-feira (11), aos 74. Deixa os filhos, Eliane, Eduardo e Edmilson, cinco netos, bisneto e três irmãs.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página