Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Recolhido por garis, lixo fica até 9 horas em calçadas de SP

Em temporada de chuvas, o acúmulo de sacos ajuda a entupir bueiros e a alagar as ruas da cidade

Contrato prevê retirada em até 4 horas após turno, o que em alguns casos pode deixar o lixo na rua por 12 horas

ARETHA YARAK DE SÃO PAULO

Todos os dias por volta das 10h a equipe da limpeza urbana deposita um saco de lixo no chão da calçada em frente à banca de jornal de Antenor Mendes, 49.

Segundo ele, o lixo colocado ali foi acumulado pelos garis durante a limpeza das vias e sarjetas do quarteirão.

Até aí, tudo bem. O problema, reclama ele, é que o saco é recolhido apenas depois das 19h, quando passa o caminhão de coleta de lixo.

"O ideal seria ter uma lixeira para os garis depositarem o que recolhem, porque na chuva vai tudo para o rio. Fora que às vezes tem até mendigo revirando os sacos", diz.

A banca de Mendes fica na esquina da av. Rebouças com a rua Oscar Freire, em Pinheiros (zona oeste). Nas ruas do bairro, a situação se repete.

O mesmo é visto também em algumas vias da região central da cidade, a exemplo da rua Adolfo Gordo, em Santa Cecília. "Quando chove, o lixo se espalha todo", diz Antônio Ribeiro de Jesus, 25.

O "presente" do último Natal de Antônio foi uma rua entupida de lixo. "Choveu, os bueiros entupiram e a gente ganhou de presente lixo."

De acordo com a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), o contrato com a Inova, empresa responsável pelas duas regiões, prevê que o serviço de varrição pode ser realizado em três turnos: das 6h às 14h; das 14h às 22h; e das 22h às 6h.

Ao final de cada turno, a empresa tem até quatro horas para a coleta. Pelo contrato, portanto, se um saco de lixo foi colocado na calçada às 6h e o turno acaba só às 14h, ele pode ser recolhido até as 18h, doze horas depois. "Quando chove, entope bueiro e alaga tudo", diz Mendes.

No caso do lixo em frente à banca, o prazo é descumprido: a coleta que deveria ser feita até as 18h costuma acontecer apenas depois das 19h.

Em nota, a Amlurb afirmou que irá intensificar a fiscalização para coibir os descumprimentos da norma.

A Folha não conseguiu contato com a Inova ontem.

LIXO

A varrição de vias públicas é feita pelas empresas Inova e Soma. Elas recebem R$ 64 milhões por mês pela tarefa.

Conforme reportagem publicada pela Folha, os problemas na limpeza das vias públicas já chegaram aos bairros nobres da cidade, como Jardins e Itaim.

Até 20 de novembro, a prefeitura emitiu 370 multas, 25 vezes mais do que no mesmo período de 2012. A Soma é responsável por 75% delas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página