Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Gato tem de ser 'gatão' para vencer concurso em São Paulo

RAFAEL ANDERY DE SÃO PAULO

O Foo Fighter foi uma das principais atrações da exposição realizada pelo Clube Brasileiro do Gato (CBG), no Club Holms, no fim de semana.

Não a banda americana comandada pelo ex-Nirvana Dave Grohl, mas sim seu quase homônimo, um gato da raça burmês, detentor do título "Best Over All" (melhor de todos) nos concursos realizados pelo CBG e dos felinos mais badalados do evento.

Foo Fighter pertence a Gerson Alves, um arquiteto de 52 anos que é criador de gatos e presidente do CBG durante as horas vagas.

"O Foo já ganhou campeonatos até em Roma", gaba-se o orgulhoso dono.

Neste ano, contudo, a sorte não estava ao lado de Foo, que não renovou o título, preterido pelo britânico de pelo curto Soft Tigers Laurentine.

Aos mais de 300 gatos expostos no evento, somavam-se também outros tantos milhares que estampavam bijuterias, roupas e almofadas vendidas no local, além de um único e solitário cachorro, um Golden Retriever, que ilustrava a propaganda de um produto de redução de queda de pelos em animais domésticos.

O público também pôde conferir raças raras, como o sphynx, um gato sem pelos que faria ótima companhia a um vilão da franquia 007, ou o norueguês da floresta, um felino gigante que pode chegar a até 12 quilos.

Havia também espaço para vira-latas, como Dona Francisca, uma gatinha de rua que seguiu sua dona, a estudante Vanessa Defourny, até em casa e que hoje sonha com o prêmio de melhor exemplar na categoria SRD (gatos sem raça definida).

"Nesta categoria os jurados analisam muitas coisas, como a elegância e o temperamento", explica Vanessa. "Por exemplo, o gato não pode ser gordo", ressalta, mostrando que mesmo nos concursos de beleza felinos existe um cruel padrão de beleza a ser seguido. Aqui, o gato precisa ser gato.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página