Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Novela de alunos brasileiros disputa prêmio internacional

FÁBIO TAKAHASHI ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Alunos que criam, filmam e atuam em novela estão em um projeto brasileiro que pode ganhar hoje um prêmio internacional de educação.

A iniciativa é do professor Cleiton Alberto Backes, 29, da escola municipal Santos Dumont, de Campo Bom (RS). Envolve as aulas de português, de artes (são os estudantes que fazem cenários e figurinos), de ética (com a discussão sobre direitos autorais) e de outras matérias.

Os alunos têm entre dez e 14 anos. O projeto disputa competição organizada pela Microsoft, cujo objetivo é selecionar ideias inovadoras. Na final estão 250 participantes, selecionados entre 19 mil.

"Procurávamos algo que ajudasse a prender a atenção dos alunos. Escolhemos fazer a novela, a gravar com celulares", diz o professor.

O Brasil tem mais quatro projetos selecionados, todos de colégios municipais. Naíra Oliveira, do colégio Flamínio Rangel (São Bernardo do Campo, SP), concorre com um programa de rádio. Nele, estudantes de nove e dez anos fazem toda a produção.

Outro projeto é da professora Vanessa Muller, também da escola Santos Dumont, em que os alunos monitoram o nível das chuvas e mandam SMS aos moradores quando há risco de enchente.

Ainda em Campo Bom, os alunos da professora Margarida Telles, da escola 25 de Março, buscam atenuar problemas ambientais ao repor a vegetação, por exemplo.

Já no projeto de Gislaine Munhoz, do colégio Rivadavia Marques Jr. (São Paulo), os estudantes desenvolvem games para auxiliar colegas na alfabetização.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página