Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Darcy Fontoura de Almeida (1930-2014)

Cientista e rigorosíssimo revisor

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

"Ué! Ué! Ué!", gritava imediatamente Darcy Fontoura de Almeida ao encontrar um erro na última leitura da "Ciência Hoje" antes de a revista seguir para a gráfica.

Rigorosíssimo revisor, Darcy foi um dos fundadores da publicação. Ajudou ainda a criar o "Jornal da Ciência", da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Sua dedicação à área era tamanha que recebeu o título de presidente de honra da instituição mesmo sem nunca ter ocupado o cargo. Tinha vocação para tornar seu trabalho acessível ao grande público.

Desde a faculdade de medicina dedicou-se à pesquisa de micro-organismos, especialmente bactérias --que não choram, não gritam, não sangram e se reproduzem com enorme facilidade, dizia.

Professor emérito da UFRJ (Federal do Rio de Janeiro) e renomado geneticista e biofísico, era um defensor das políticas para o desenvolvimento da pesquisa e da divulgação científica no Brasil.

Nos anos de formação das primeiras fundações estaduais de amparo à pesquisa, escreveu vários editoriais sobre o tema na "Ciência Hoje".

Foi consultor científico da Unesco e representante da comunidade acadêmica no Conselho Superior da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), além de atuar em diversas outras instituições.

Apreciava literatura, especialmente biografias de cientistas renomados, artes plásticas e música clássica. Frequentava concertos e óperas no Brasil e no exterior.

Morreu na quinta-feira (6), aos 83 anos, de complicações de uma pneumonia. Sem filhos, deixa a viúva, Suely.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página