Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PF prende quadrilha com cocaína em Santos

Grupo é suspeito de enviar droga para Itália

DE SÃO PAULO

A Polícia Federal prendeu ontem dez pessoas, numa ação que desde 2013 já apreendeu 1,3 tonelada de cocaína e US$ 760 mil (R$ 1,7 milhão). Assim, a Operação Monte Pollino desbaratou uma organização criminosa suspeita de enviar cocaína sul-americana para a Europa a partir do porto de Santos.

A droga tinha como principal destinatário a máfia calabresa Ndrangheta, na Itália. A ação da PF ocorreu simultaneamente a uma operação da polícia italiana, que prendeu um suspeito na Itália e outro na Espanha.

Os dez presos no Brasil cuidavam da compra da droga na Bolívia e no Peru, de seu armazenamento no Brasil e do embarque em navios.

Um vídeo exibido no "SPTV", da Rede Globo, mostra uma brasileira, que seria o braço financeiro da Ndrangheta no Brasil, fazendo um pagamento para outro homem na praça de alimentação de um shopping de Santos. Ela está entre os presos.

Ainda segundo o jornal, a droga ficava armazenada em Campinas (a 93 km de São Paulo). Semanalmente, eram enviados de 100 a 150 kg de cocaína para a Europa.

"Havia pagamentos de valores expressivos, em dólares, realizados em praças de alimentação de shoppings, dentro de supermercados", diz o delegado Osvaldo Scalezi Jr.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página