Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

50 mil crianças vão passar pela maior triagem bucal do mundo

DE SÃO PAULO

Pelo menos 50 mil crianças e adolescentes carentes de 270 cidades do país vão passar amanhã por um avaliação da saúde de suas bocas.

Os casos mais graves irão receber atendimento gratuito de dentistas voluntários até que os pacientes completem 18 anos.

A intenção dos organizadores do evento, a ONG Turma Bem, é promover a maior triagem já feita no mundo, marco já registrado pela mesma entidade no ano passado.

Todos que passarem pela avaliação --realizada em escolas públicas, principalmente-- vão preencher um questionário com informações socioeconômicas e de saúde bucal. Os dados serão analisados por especialistas que determinarão os problemas mais graves e que precisam de ações mais urgentes.

META

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, de 2003, cerca de 25 milhões de adolescentes (13%) nunca haviam consultado um dentista e 20% da população já tinha perdido todos os dentes.

"No ano passado, dos 50 mil triados, 10 mil foram selecionados para receber tratamento gratuito. A meta deste ano é ultrapassar esse número de atendidos", diz Jhonatas Mendonça, um dos coordenadores da ação.

De acordo com a Turma do Bem, crianças com problemas na dentição têm dificuldades para se alimentar, não costumam sorrir e podem ter problemas psicológicos e de relacionamento que podem durar até a vida adulta.

As crianças e adolescentes que forem selecionadas não terão gastos mesmo com procedimentos mais complexos como ortodontia, próteses e implantes dentários.

A relação das cidades que irão receber a ação está em www.turmadobem.org.br. A ONG, que conta com mais de 15 mil dentistas voluntários, recebeu em 2006 o Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha e pela Fundação Schwab.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página