Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Trecho fora do tema anula 1,3 mil redações do Enem

Punição foi imposta ano passado, após pontuação de provas com trecho de hino e receita de miojo

DE BRASÍLIA

Entre pouco mais de 5 milhões de redações do Enem 2013 corrigidas, o Ministério da Educação identificou 1.398 textos com algum trecho deliberadamente desconectado do tema proposto. Eles receberam nota zero.

A punição foi definida no ano passado após divulgação de provas com trecho de hino de futebol e receita de miojo que, mesmo com a brincadeira, ganharam pontuação dos avaliadores.

Na última edição da prova, metade das redações foi enviada a um terceiro corretor. Isso acontece quando a nota dos dois primeiros avaliadores difere em ao menos 100 pontos. No ano anterior, quando essa discrepância era de 200 pontos, o índice de terceira correção foi de 20,1%.

Também aumentou o número de redações analisadas pela banca de examinadores --grupo acionado quando a diferença na pontuação permanece com o terceiro corretor. No Enem 2012, a banca examinou 2,43% das redações; em 2013, foram 6%.

Dados do MEC mostram que a maioria dos candidatos obteve notas nas faixas de 501 a 600 pontos (27,9%) e 401 a 500 (24,9%). Apenas 0,9% dos estudantes receberam nota acima de 900. A pontuação máxima (1.000) foi obtida por 481 candidatos.

Ano passado, o tema da redação do Enem foi "Os Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil". Ao todo, 7.121 avaliadores participaram do processo de correção em todo o país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página