Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Exército inicia amanhã maior ação militar em favelas

2.500 homens ocuparão o complexo da Maré

DO RIO

Nas primeiras horas de amanhã, 2.500 homens das Forças Armadas farão a maior ação militar em favelas do Rio, com a ocupação do complexo da Maré, na zona norte.

A área é delimitada pelas principais vias de acesso à cidade --a av. Brasil e as linhas Amarela e Vermelha. Além dos militares, 200 PMs participarão da ocupação.

O efetivo é maior do que o empregado há quatro anos na retomada dos complexos do Alemão e da Penha, quando o efetivo militar foi de 1.667 homens, segundo o Comado Militar do Leste.

Sob o comando do general Roberto Escoto, 2.050 paraquedistas e 450 fuzileiros navais entrarão nas 15 favelas do complexo. Escoto e boa parte da tropa já participou de missões de paz no Haiti.

"Estamos lá [no Haiti] há dez anos e adquirimos experiência. A ação é parecida no nível tático", disse o general Ronaldo Lundgren, do Comando Militar do Leste.

A primeira fase da operação vai até 31 de julho. Depois haverá uma avaliação para definir se os militares mantêm a ocupação. "A prorrogação depende de um pedido do governo estadual e da decisão da presidente [Dilma Rousseff]", disse o general Lundgren.

Até 31 de julho, os militares terão poder de polícia, podendo realizar prisões em flagrante e patrulhamento.

Na região atuam traficantes do Comando Vermelho, Terceiro Comando Puro, e milicianos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página