Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Campanha incentiva atos de gentileza no transporte público

ALESSANDRA BRAZ DE SÃO PAULO

Um estudante de publicidade e propaganda iniciou uma campanha por mais gentileza no metrô, transporte público usado diariamente por 4,6 milhões de pessoas na capital paulista.

Batizada de "Obrigado SP", a iniciativa conta com um site (www.obrigadosp.com) no qual as pessoas podem imprimir cartões com mensagens de "Obrigado" e "Parabéns".

Segundo o idealizador, Edgard Vidal, 23, o passageiro pode dar o cartão de "obrigada" para alguém que lhe fez uma gentileza no metrô, e o de "parabéns" quando presenciar alguém praticando uma boa ação.

A intenção é estimular atos simples como ceder o lugar, dar informação, esperar as pessoas saírem do trem antes de entrar e dar passagem.

"Um dia eu dei o meu lugar para uma senhora e ela ficou muito feliz. Ela me agradeceu e percebi que nem só de notícias ruins vive o metrô. Achei que todos deveriam saber desses pequenos atos", conta Vidal, que estimula as pessoas a divulgarem fotos no Facebook da campanha.

Segundo ele, o movimento, que começou há pouco mais de uma semana, já recebeu propostas de pessoas do Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Manaus e Belo Horizonte para levar a campanha até essas cidades.

O professor Rafael Vedaski, 25, recebeu um cartão na estação Vila Madalena, da linha 2-verde, após dar informações para uma pessoa perdida. Ele lamentou a falta de educação dos passageiros. "É algo que dá para entender, mas não é justificável. Todo mundo tem dias ruins."

A campanha também está no Facebook (www.facebook.com/obrigadosp), no Twitter (twitter.com/obrigadosp) e no Instagram (instagram.com/obrigadosp).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página