Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folha lança serviço sobre transporte público

Informações do aplicativo gratuito Moovit permitem escolher a melhor combinação de ônibus, metrô e trem em São Paulo

Dados de trânsito são utilizados com informações enviadas pelos próprios usuários em tempo real

DE SÃO PAULO

A Folha passa a publicar na internet informações sobre transporte público do Moovit, aplicativo de navegação social grátis que, por meio de dados gerados por seus usuários, mostra possibilidades de locomoção em tempo real.

Assim, o paulistano pode escolher quais as melhores combinações de ônibus, metrô e trem para se locomover em São Paulo.

O Moovit indica também a situação de seis importantes eixos da cidade a partir da avenida Paulista, permitindo ao usuário ter um panorama rápido da situação do transporte em São Paulo.

"É o único aplicativo que combina dados de trânsito com a localização dos meios de transporte (ônibus, trem e metrô) e com as informações da comunidade (o chamado crowdsourcing), ou seja, a localização de seus milhares de usuários em tempo real", diz o CEO do Moovit, Omar Tellez.

Em São Paulo, a compilação começa com um fluxo de informações enviadas pela SPTrans (empresa gestora do transporte municipal) sobre as linhas e pontos.

Depois são acrescentados os dados dos GPS instalados nos ônibus, o que permite saber a posição de cada um e se, por exemplo, sofreram algum problema mecânico.

A esses dois itens o Moovit adiciona dados que recebe dos seus próprios usuários. Com isso, é capaz de calcular a velocidade média dos veículos em cada linha e estimar o tempo de viagem.

"Ademais os nossos usuários podem nos informar as condições de cada veículo, como lotação (vazio a cheio), ar condicionado (frio a quente), estado de conservação (péssimo a ótimo), classificação do motorista (péssimo a ótimo)", afirma Tellez.

Disponível em 15 idiomas, o Moovit cobre 130 cidades de 27 países. No Brasil, são dez municípios, e o plano é abranger as maiores capitais.

DADOS DA LINHAS

"Nossa maior dificuldade no mercado brasileiro é conseguir os dados dos itinerários, rotas, linhas, frota, informações básicas sobre o transporte público", diz o CEO da companhia.

"A maioria das cidades não tem essa informação de forma organizada e quando as tem não estão abertas para o público em geral. A cultura da política de dados abertos no Brasil ainda está engatinhando", afirma Tellez, que elogia as informações da SPTrans.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo soma 950 mil downloads no Brasil. O objetivo é chegar a 4 milhões até o final do ano.

Em todo o mundo, são 5 milhões de downloads, com meta de chegar a 13 milhões até dezembro.

A empresa foi criada em 2011 em Israel e já recebeu aportes de alguns fundos de investimento --entre eles o Sequoia, o mesmo que investiu no aplicativo de mensagens WhatsApp.

O usuário também pode baixar o Moovit no seu celular (Android ou iOS).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página