Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Instituição filantrópica deve buscar resultado financeiro, diz adversário

DE SÃO PAULO

A seguir, trechos da entrevista com o médico José Luiz Setúbal.

Qual é a missão de uma instituição como a Santa Casa?

Mais do que a importância assistencial, vejo a Santa Casa como um modelo de gestão, de desenvolvimento de tecnologias e pesquisa à população brasileira e, consequentemente, melhorias para o SUS. Como centro de excelência e uma das cinco melhores faculdades de medicina do Brasil que é, a Santa Casa não pode fugir desse destino.

Qual o tipo de gestão apropriada para a Santa Casa?

Como diz o professor Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, "se se sentassem arcanjos em vez de empresários nas cadeiras de direção, eles também teriam que se preocupar com a rentabilidade, apesar da sua total falta de interesse em gerar lucro". Acredito que toda instituição filantrópica deva buscar o resultado financeiro para garantir não só sua perenidade de sustentabilidade como também fazer o melhor uso de recursos para aumentar o atendimento filantrópico.

Qual a estratégia proposta para equacionar a dívida?

Além de um novo modelo de gestão que propomos, com uma estrutura moderna de comitês consultivos nas áreas financeira, administrativa, jurídica, de captação, político-institucional, entre outras, executaremos ações no sentido de precificar melhor o Hospital Santa Isabel junto às operadoras de saúde, administrar o patrimônio imobiliário da irmandade com rigor, buscar recursos e lutar junto ao SUS para obter reembolsos mais justos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página