Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

José Roberto Moraes dos Santos (1934 - 2014)

Dedicou-se ao ensino em Bauru

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

Aos 70 anos, José Roberto deixou as salas da Unesp só porque foi obrigado a se aposentar. Se houvesse alguma brecha nas regras do funcionalismo público, talvez ficasse pela universidade por muitos anos ainda.

José Roberto graduou-se pela primeira vez em educação física, em 1958, em Bauru (SP). Em seguida, fez uma extensão em pedagogia.

Com isso realizou o sonho de ser professor. Depois de anos dando aulas em colégios, graduou-se em administração. A partir de então, passou a trabalhar também na área administrativa da Fundação Educacional de Bauru, uma das instituições que originaram a Unesp.

Incansável, ele decidiu ingressar em mais um curso superior, direito. Passou então a dar aulas na universidade.

A ampla formação permitiu que José Roberto lecionasse diferentes disciplinas em diversos cursos da Unesp.

O jeito engraçado e a boa didática eram sua marca e fizeram com que o professor fosse convidado diversas vezes para ser paraninfo ou patrono de turmas.

Amante dos livros, tinha uma seção de sua biblioteca destinada a obras sobre o Santo Sudário. Para ver a peça pessoalmente, José até viajou viajou a Turim, na Itália, onde por vezes ela é exposta ao público.

Após sua aposentadoria, dedicou-se também a entalhar esculturas e móveis em madeira. Para isso, tinha uma oficina em seu quintal.

Morreu na quinta (15), aos 79 anos, devido a complicações de uma pneumonia. Deixa a viúva, Cariene, três filhas e quatro netos.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página