Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Clima

Sem chuva, qualidade do ar em SP é ruim e umidade do ar fica baixa

DE SÃO PAULO - A Cetesb (agência ambiental paulista) mostra que quatro estações de medição da capital apontam como ruim a qualidade do ar da cidade. Outras nove têm qualidade moderada e apenas duas receberam a classificação boa.

A gerente de divisão de qualidade do ar da Cetesb, Maria Martins, afirma que os poluentes não dispersam por causa da falta de chuvas, da ausência de ventos e da presença de uma massa de ar seca na capital.

Na tarde de quinta-feira (3), a estação na ponte dos Remédios, na marginal Tietê (zona oeste), chegou a receber a classificação "muito ruim". A previsão é que o ar continue ruim nos próximos dias, pois há previsão de calor e falta de chuva. No fim de semana, as temperaturas podem superar os 30ºC.

A concentração de poluentes e a baixa umidade do ar causam problemas à saúde. As doenças respiratórias podem ser agravadas devido ao ressecamento das mucosas.

Sintomas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos são ocasionados pelo ar seco.

Recomenda-se ingerir bastante água, usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar os jardins e permanecer em locais protegidos do sol.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página