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Empresas dizem controlar jornadas dos funcionários

DE SÃO PAULO

Sem tratar dos cochilos, TAM e Gol disseram controlar as jornadas dos tripulantes e manter programas de gerenciamento de fadiga.

A TAM acrescentou que entre as medidas que adota está reduzir o trabalho na madrugada e folgas por dois dias seguidos. A Avianca não respondeu e a Azul indicou a Abear para falar.

Associação das empresas, a Abear diz que a pesquisa "é mais uma fonte de conhecimento técnico-científico, entre diversas, a fornecer diferentes perspectivas sobre fadiga". A entidade diz ser favorável ao debate sobre mudanças na lei do aeronauta --criou um comitê para tratar com os pilotos.

No Brasil trabalha-se menos horas do que nos EUA.

A Anac diz auditar o gerenciamento de risco de fadiga das empresas e monitorar quanto voam os pilotos.

Afirma ainda que relatórios de prevenção e as denúncias de fadiga sob poder da agência indicam que a implantação pelas empresas do sistema de gerenciamento de risco de fadiga tem sido eficaz para prevenir violações. A Anac analisa a pesquisa.


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