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Pinheiros e Jardim Ângela ganham garagens públicas

Estacionamentos ficam nos terminais de ônibus e têm, juntos, 955 vagas

A primeira hora custa R$ 8 na zona oeste e R$ 3 na zona sul; obras estavam praticamente prontas desde 2013

ANDRÉ MONTEIRO DE SÃO PAULO

De forma discreta, a gestão Fernando Haddad (PT) abriu dois estacionamentos públicos. Eles ficam nos terminais de ônibus Pinheiros (zona oeste) e Jardim Ângela (zona sul) e têm, juntos, 955 vagas.

A primeira hora custa R$ 8 e R$ 3, respectivamente.

Com o aumento da Zona Azul, que passará para R$ 5 a partir de 1º de agosto, estacionar o carro por duas horas na rua ou no estacionamento de Pinheiros vai custar a mesma coisa --R$ 10.

No caso do Jardim Ângela, a diária hoje custa R$ 8, mas a partir do dia 1º passará a ser de R$ 5. Ou seja, uma hora na Zona Azul custará o mesmo que deixar o carro um dia inteiro no estacionamento --que é coberto e tem seguro.

GESTÃO

A construção dos dois estacionamentos foi iniciada na gestão Gilberto Kassab (PSD), que defendia os espaços para atrair motoristas e fazê-los utilizar o transporte público em parte dos deslocamentos.

Em Pinheiros, o projeto do terminal foi alterado e incorporou as vagas no subsolo.

No Jardim Ângela, foi construído um edifício-gara- gem de cinco andares, por R$ 8,7 milhões, que também serve ao hospital municipal M'Boi Mirim.

As duas obras estavam praticamente prontas desde o início da gestão Haddad, mas não eram usadas porque a prefeitura tentava dar outro uso para os espaços. No prédio da zona sul, foi avaliada até a instalação de serviços como postos de saúde.

A administração Haddad tem sido marcada por uma série de medidas que desestimulam o uso do carro --incluindo a restrição de vagas.

Além do aumento do cartão de Zona Azul, o número de vagas cobradas subiu 9%. E, no mês passado, o preço das garagens subterrâneas Trianon e Clínicas também subiu --a primeira hora passou de R$ 12 para R$ 15.

As novas garagens foram abertas no dia 9 de junho, mas a divulgação oficial foi tímida. Limitou-se a comunicado no site da CET e faixas colocadas nas entradas.

A explicação oficial para a demora na inauguração é que foi preciso fazer licitação que selecionou uma empresa para operar os estacionamentos. A vencedora foi a TB Serviços, contratada por 12 meses por R$ 1,1 milhão.


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