Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cerimônia do Prêmio Octavio Frias de Oliveira ocorre nesta 3ª

Estudo da USP com vacina contra HPV venceu uma das categorias

DE SÃO PAULO

Será realizada nesta terça (5), às 11h, a cerimônia de premiação da quinta edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, iniciativa do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e do Grupo Folha.

A láurea leva o nome do publisher da Folha, que morreu em 2007.

O vencedor na categoria Pesquisa em Oncologia é um estudo da USP que levou ao desenvolvimento de uma vacina terapêutica, em fase experimental, que ataca lesões e tumores causados pelo HPV (papilomavírus humano).

Na categoria Inovação Tecnológica, ganhou uma pesquisa que gerou uma nova linhagem celular para a produção de um anticorpo monoclonal com potencial para combater células tumorais.

Ela foi feita pelo Instituto Butantan em parceria com a USP, a empresa Recepta Biopharma e o Instituto Ludwig.

A cirurgiã Angelita Habr-Gama, professora titular da USP, é a vencedora da categoria Personalidade em Destaque. Ela desenvolveu um método para tratar o câncer de reto que combina radioterapia e quimioterapia e evita a amputação do órgão.

Para cada categoria, o prêmio é de R$ 16 mil e um certificado. A comissão julgadora reúne professores da USP, representantes da Fapesp (fundação paulista de amparo à pesquisa) e das academias de medicina e de ciências.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página