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Novos ciclistas são desafio para veteranos

Com expansão de vias para bicicletas, ativistas defendem campanhas educativas em escolas próximas às faixas

Para consultor em mobilidade, pedestres 'invadem' ciclovia do centro porque calçadas não são boas na região

ANDRÉ MONTEIRO DE SÃO PAULO

Acostumados a brigar com motoristas de carros por mais respeito e segurança no trânsito, ciclistas encaram novos desafios com a implantação de ciclovias em São Paulo.

O plano da gestão Fernando Haddad (PT) é instalar 400 km de pistas para bicicletas até o fim de 2015. Até agora, 20,2 km estão prontos.

A novidade tem levado veteranos e novatos nos pedais a compartilhar as ciclovias, situação que pode resultar em acidentes se algumas regras não forem seguidas.

"As regras de trânsito são únicas, a bicicleta é um veículo como os outros. Então ultrapassagem é pela esquerda e, assim como veículos mais lentos ficam à direita, quem é inexperiente ou pedala mais devagar, também deve ficar à direita na ciclovia", diz Cleber Anderson, 47, autor do primeiro manual de ciclismo urbano da cidade.

Ele afirma que conflitos observados quando a ciclofaixa de lazer foi implantada podem aparecer nas ciclovias. Um dos problemas, diz, é quando dois ciclistas ficam lado a lado, o que limita o espaço de ultrapassagem.

Para André Pasqualini, 40, ciclista e consultor de mobilidade, os problemas na ciclofaixa de lazer ocorrem com quem usa a bike por esporte.

"Quem usa a ciclovia encara como transporte. Então iniciante ou experiente, todos se ajudam porque sabem que só vão melhorar as condições se mais gente começar a pedalar no dia a dia", diz.

Pasqualini vê o pedestre como principal fator de acidentes. "Se a calçada é ruim, o pedestre vai usar a ciclovia. No centro tem muita gente andando nas ciclovias por causa da calçada não estar legal."

Além da atenção com as calçadas, os cicloativistas defendem mais campanhas educativas, inclusive nas escolas perto das novas ciclovias, para melhorar o quadro.

"Como o Brasil é um país quase sem nenhum cultura ciclística, problemas vão aparecer e crescer. Mas com o tempo acredito que haverá mais respeito de todos os lados", diz Anderson.

Tadeu Duarte, diretor de planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Pedestres), afirma que novas campanhas estão sendo planejadas junto com a expansão das ciclovias. Diz ainda que ajustes serão feitos onde forem detectados problemas.


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