Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Famosos e obras de arte atraem 500 visitantes por mês

Obras de grandes artistas e túmulos de figuras históricas fazem do cemitério da Consolação um ponto turístico

Local abriga sepulturas de personalidades como Tarsila do Amaral e o conde Matarazzo; visitas devem ser agendadas

DE SÃO PAULO

Mesmo castigado pelos furtos e depredações acumulados ao longo dos anos, o cemitério da Consolação ainda reúne obras e túmulos de artistas que marcaram a história do Brasil, e que fazem do local uma atração turística da cidade.

De acordo com dados fornecidos pela prefeitura, por mês, cerca de 500 pessoas, em especial estudantes e fotógrafos amadores, solicitam autorização para retratar o cemitério ou participam da visita monitorada feita pela administração local.

Entre os itens que mais atraem os visitantes estão os túmulos de personagens das artes e da história brasileira, como Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, a marquesa de Santos e o conde Matarazzo.

MUSEU A CÉU ABERTO

Muitos dos túmulos e capelas foram projetados por importantes escultores brasileiros, tais quais Bruno Giorgi (responsável, por exemplo, pela escultura, "Os Candangos", em Brasília) e Amedeo Zani (autor do monumento diante do Pátio do Colégio, no centro de São Paulo).

No local há também o "Mise au Tombeau", obra de Victor Brecheret premiada em Paris em 1923, que mostra com traços modernistas a cena de Cristo sendo sepultado.

Há ainda peculiaridades como o mausoléu dos chapeleiros, que reúne operários de uma fábrica de chapéus de São Paulo do século 19. Uma peça em bronze mostra como era a paisagem do vale do Anhangabaú na época.

As visitas guiadas ocorrem todas as terças e sextas-feiras, às 9h30 e 14h30. Os interessados devem procurar o site da Secretaria Municipal de Serviços (bit.ly/1sKGIiu).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página